quarta-feira, 5 de julho de 2017

Múltiplo 9

Fanzine mensal de quadrinhos e informações editado por André Carin. Julho de 2017, 144 páginas, capa de Emir Ribeiro, contracapa de Júlio Shimamoto. Endereço: Rua Vicente Celestino, 56 – A – Bairro Santa Emília, Carangola – MG – CEP 36800-000. PDF em multiplozine.blogspot.com.br.
Contato: andrecarim@outlook.com. As edições impressas estão sendo disponibilizadas:  o combo das edições 1 a 4 já saiu (está quase esgotando, peça o seu!) e a pré-venda do Combo Múltiplo 5 a 8 já está sendo feita pelo editor, com preços excelentes.

Entre os destaques a entrevista com um dos grandes autores de quadrinhos brasileiros, o paraibano Emir Lima Ribeiro. Artista completo, que transita com competência por todas as vertentes dos quadrinhos, Emir sempre foi pródigo na construção de personagens - que até hoje desfilam por aí - como Velta (detetive particular, heroína), Michèlle (vampira, terror), Nova (andróide, ficção científica), Itabira (índio, aventura) entre tantos outros. Humilde, construiu sua carreira fantástica (que foi dos EUA à Europa) ao lado dos alternativos, sempre ajudando e colaborando com os editores independentes. Neste bate papo, ele conta um pouco desta história bacana ao editor André Carin.

A seguir duas HQs de Emir que foram colorizadas especialmente para esta edição. “Mudança de Atitudes”, com Nova e Homem de Preto e “Tudo por uma Garota”, protagonizada por Velta.

Na primeira aventura, Nova e o Homem de Preto esquecem o “politicamente correto” e dão o recado à um sujeito que passeia de automóvel com o som à toda altura; um flanelinha que tenta estorqui-los; um traficante chamado “Thiago Papangú” (ótimo nome!) e, finalmente, um policial de atitude abusiva. A seguir, Velta se envolve no resgate de uma mulher em cabaré de luxo, enquanto tenta voltar a tempo de preparar o jantar...

Quadrinhos: “Gueto”(Lagarto Negro, criação de Gabriel Rocha, com roteiro de Alcivan Gameleira e desenhos de Edvaldo Cardozo), “O Olhar do Vampiro” (André Carin e Marcelo Wilson), “Opla” (Glauco Torres), “Reparando os Erros” (Jeff Oliveira e Rodrigo Fernandes) e “O Resgate” (Agente Laranja, de André Carin, com desenhos de Reno).

Ilustrações: Luiz Prado, Dayani Lima e Nei Lima.

Tiras: “Coelho Nero” (Omar Viñole), “Kelly” (Gisela Pizzatto),”Mario” (Tako X e Alessandra Freitas), “A Voz do Louco” (Laudo) e tira de Alessandra Freitas e Jef.

Artigos: Gedeone Malagola (Ágata Desmond), livro “As HQs dos Trapalhões”, Divulgação de Fanzines e Fórum, com depoimentos de autores sobre “Referências na composição de HQs”.

A contracapa de Shimamoto traz a “Agente Laranja” em sua melhor forma, no traço marcante do mestre, fechando com chave de ouro esta brilhante edição de Múltiplo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário