quinta-feira, 15 de junho de 2017

Cabal 5

Fanzine bimestral de Quadrinhos editado por Clodoaldo Cruz. Rua Dorival Borsari, 32, Vila Saul Borsari, CEP 14883-276, Jaboticabal, SP. Edição 14x20, 40 páginas, impressão 4x1 cores, capa de Ciberpajé, contracapa de Gazy Andraus. Publicação independente do Estúdio Cabal. R$ 9,90. Junho de 2017.

Quadrinhos: Cat’s City: Sem Paz (Clodoaldo/Nei Rodrigues), O Preço de uma Promessa (Airton Marcelino), Ousado Redesenho (Ciberpajé), Ecológica (Flávio Calazans), Lúcio (Reno/Nei Rodrigues), Nau dos Insensatos (Márcio Sennes) e Cat’s City: Quem tudo quer... (Clodoaldo/Luiz Iório).

Ilustrações: Alcione Silva, Hélcio Rogério, Reno, Shimamoto e  Luiz Iório.

Tiras: O Messias (Márcio Sennes).

Mais uma grande edição de Cabal, fanzine que abriga o universo ficcional barra-pesada de Cat’s City, policial dark noir com seres antropomórfico criado por Reno. Digno de louvores, esta edição mantém a regularidade bimestral e segue com sua ênfase nos quadrinhos e ilustrações, com destaque para as HQs de Cat’s City, sempre com qualidade na arte e surpresas no roteiro. O time de colaboradores é de peso, todos de altíssimo nível.

As participações de Ciberpajé e Calazans ajudam a abrilhantar ainda mais Cabal com suas artes personalíssimas e roteiros idem.

Em Ousado Redesenho, Ciberpajé noz traz em forma de poema, mais um conto de seu universo Aurora Pós Humana. Aqui a dualidade é expressa em belas imagens, representando a vida, seus desafios e  portas que devemos abrir – ou não – diariamente em nossas conexões. Decisões estas que irão afetar nosso futuro e de outras pessoas, desencadeando desdobramentos complexos de vários aspectos. Reflexão constante àqueles inquietos com os mistérios do viver.

Ecológica, de Calazans, traz a arte inconfundível deste artista singular, que possui uma obra riquíssima de quadrinhos, que Cabal nos presenteia em pílulas. Com enredos detalhados e ambientação e cenários idem, desta vez Flávio nos apresenta um bem humorado conto, inundado de natureza e boas vibrações advindas dela. E com aquele ‘gancho’ característico na obra Calazanista, que sempre nos reserva boas surpresas para a página seguinte.

Mestre Júlio Shimamoto continua como destaque absoluto, desta vez dando um show ao recriar Cat’s City em Xilo Plastic, técnica dificílima que só um artista completo, inquieto e sensacional como Shima encararia.

Cloadoaldo merece todos os elogios por este fanzine-revista, que prima pela qualidade do início ao fim, com trabalho editorial irretocável do editor. 


Um comentário:

  1. Obrigado pelos comentários, ver que você percebe minha técnica de roteiro com um suspense em cada página traz muta satisfação e alegria, ganhei esta semana com seu reconhecimento! Agradeço muito, é um estimulo a perseverar, estou com cinco roteiros em andamento e hoje voce motivou-me a desenhar!

    ResponderExcluir